terça-feira, 5 de novembro de 2013

UMA VIDA PERFEITA - SERÁ QUE ELA EXISTE?




O que vem a ser uma vida perfeita. Será mesmo que ela existe? E o que seria uma vida perfeita na visão das pessoas com deficiência?
Será que você, ser humano sem qualquer tipo de deficiência saberia ou teria idéia do que seria uma vida perfeita para nós, pessoas com deficiência.
Como autora desse blog, sendo uma pessoa com deficiência, eu diria que nos dias de hoje é impossível haver uma vida perfeita para qualquer pessoa, sendo ela deficiente ou não. Mas para nós, seria bem possível de se imaginar uma vida quase perfeita, visto que nada nesse mundo é perfeito.
Acredito que para que as pessoas com deficiência tenham uma vida perfeita, deveria existir mais respeito com relação aos direitos que a elas são reservados. 
Hoje em dia, vagas preferenciais, lugares preferenciais, elevadores, nem sempre são de nosso uso exclusivo, tem sempre aquele (a) espertinho (a) que usa aquela boa desculpa: "É SÓ POR UM MINUTO", ou "ESTAVA DORMINDO, E NÃO VI QUE VOCÊ ESTAVA AÍ", ou ainda "O ELEVADOR ESTAVA SEM NINGUÉM".
Isso sem falar em outras situações, onde não temos pessoas capacitadas para atender a essa nossa "PRIORIDADE"
E aí, meus caros leitores, fica mais uma vez a pergunta: A SOCIEDADE ESTÁ MESMO PRONTA PARA RECEPCIONAR AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, E TRATÁ-LAS DA MESMA MANEIRA DE QUE TODAS AS OUTRAS PESSOAS?
A novela "AMOR A VIDA" exibida pela Globo, traz uma questão sobre essa tal INCLUSÃO SOCIAL, onde retrata de maneira interessante o medo que os pais de uma menina autista tem de inseri-lá na sociedade, privando-a de muitas situações e vivências do cotidiano. Uma mãe completamente descontrolada, que tem certeza de que poderá manter sua filha dentro de uma redoma de vidro para o resto da vida. Na novela, um médico está encantado pela menina, por sua alegria de viver a vida, e a mãe tem muito medo de que ele a faça sofrer ou faça algum mal para ela.
Será que as reações da mãe, ajudam ou prejudicam o desenvolvimento da filha em meio a essa sociedade, que pra mim, é por muitas vezes medíocre e hipócrita, ao retratar o tema de INCLUSÃO SOCIAL?
Mas a resposta a essa pergunta, cada um deve refletir e responder, afinal eu não sou a dona da verdade.



quarta-feira, 15 de maio de 2013

A PUREZA DAS RELAÇÕES

Geralmente quando escuto alguma música que me faz refletir sobre qualquer assunto, é porque de alguma maneira ela tocou meu coração e bagunçou um pouco os meus pensamentos loucos e viajantes. Nunca havia parado para pensar de forma tão ampla na pureza das relações, até que algumas atitudes de algumas pessoas para comigo, e até mesmo um vídeo de uma música chamada "WISH YOU WERE HERE" da banda Pink Floyd, me fez refletir muito sobre o tema.
Quando achamos que não existem pessoas que possam nos enxergar da maneira que realmente somos, a vida nos coloca em situações em que "ANJOS DA GUARDA" em forma de amigos nos protegem do horrível olhar da sociedade, que está cheia de gente preconceituosa, que tratam nós, pessoas com deficiência, como se fossemos aberrações.
Certo dia em um aniversário de um colega, por uma falta de atenção, levei uma queda no meio da balada, o que resultou na quebra de dois copos e um prato, e uma dor no "bumbum", é claro. Na hora todos correram para me ajudar, e saber se estava tudo bem. A minha vontade era sumir daquele lugar, com todo mundo olhando para a minha pessoa, e quando caminhei em direção ao banheiro, com um nó na garganta, a minha amiga, meu ANJO DA GUARDA daquele dia,  Rose Alves, me abraçou forte, e sem dizer nada foi capaz de dizer o que mais queria ouvir. Um abraço que me deu a proteção, era como se não houvesse mais ninguém no local e por alguns minutos eu pude me sentir segura, no "colo" da minha amiga.
A pureza de uma relação não é vista somente em palavras, os gestos também podem traduzir muitas coisas, principalmente quando fazemos parte de uma porcentagem da população que é esquecida, que é tratada como "coitadinha". Claro que esse tratamento é dado por pessoas de alma pesada e triste, pessoas que acham que pessoas com deficiência não são capazes de ocupar o seu espaço no mundo.
A verdade minha gente, é que mesmo com as minhas limitações eu sei muito bem enxergar a pureza das relações entre as pessoas, e são essas pessoas que ao meu ver fazem toda a diferença na sociedade, porque  elas são capazes de ir além de uma simples limitação.
Tenho certeza que outras pessoas com deficiência, também tem seus ANJOS DA GUARDA, e eles com certeza também fazem toda a diferença.

"SEU OLHAR FUZILANTE MUITAS VEZES ME DÁ MEDO, ME ASSUSTA. MAS EU TENHO MINHAS ARMAS CONTRA ELE, E ELAS MACHUCAM BEM MAIS DO QUE UM SIMPLES OLHAR. ESSA MESMA PESSOA QUE UM DIA VOCÊ FOI CAPAZ DE TRATAR COMO UMA ABERRAÇÃO, SERÁ AQUELA QUE ESTENDERÁ A MÃO QUANDO VOCÊ ESTIVER NO CHÃO."


domingo, 17 de março de 2013

UM NOVO CICLO DE AMIZADE NASCEU

Engraçado como algumas coisas acontecem em minha vida.. Muitas pessoas não me vêem e nem me imaginam frequentando baladas, virando a noite sem dormir... Mas caros leitores e leitoras desse blog, eu costumo sim fazer isso, claro que não com frequência, mas quando surgem convites eu não sou de recusar não.. Eu adoro uma farra!!
Esse texto eu vou dedicar a duas pessoas, Rose Alves ( amiga que entrou na minha vida desde o final do ano passado, e que dela não sairá jamais) e Ana Linda ( pessoinha fantástica que conheci em uma balada de rock, e que faço questão de querer que nasça uma belíssima amizade entre nós).
Em 16/03 fui a uma baladinha de Rock para comemorar o aniversário da minha amiga Rose Alves, sem saber o que aquela noite poderia me reservar.. Quando cheguei, e me deparei com a minha amiga, a emoção foi indescritível, e não diferente das outras vezes que nos encontramos, nos abraçamos muito forte, um abraço intenso, demorado, protetor, acolhedor.. Vê-la feliz por me ver em seu aniversário, já tinha sido a melhor coisa daquela noite, mas outros momentos para ficar na memória estavam por vir..
Ela me apresentou a sua amiga de anos, Ana Linda ou Ana Júlia, e ali formou-se o trio mais perfeito da noite.. Altas risadas, altas merdas, altos papos... Houveram momentos que achei que éramos amigas de infância, porque a Ana Linda e a Rose Alves me acolheram com tanto amor e carinho que nem percebi que estava conhecendo a Ana aquele dia..
Um filme passou pela minha cabeça, pois um fato que luto a vida inteira para conseguir, aconteceu aquela noite: estava rodeada de amigos da minha amiga Rose Alves, que me acolheram no grupo sem nenhum tipo de julgamento, e a Ana Linda fez com que aquela noite fosse a noite marcada pela alegria e ousadia de três amigas, um novo ciclo de amizade nasceu naquela noite.. E eu faço parte dele.. Quanta FELICIDADE em poder escrever essa frase: E EU FAÇO PARTE DELE!!!
E na hora de ir embora, fomos as três juntas, rindo, conversando, fazendo bagunça.. A Ana Linda nos deixou no metrô, e eu e a Rose Alves seguimos até em casa de metrô..

Meninas, a nossa amizade nasceu e precisa de tempo para crescer e desenvolver, mas saibam que foi uma honra ter partilhado com vocês algumas horas de muita alegria..

Obrigada de coração por me acolherem nesse ciclo de AMIZADE!!!!

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A MINHA HISTÓRIA, CONTADA POR UMA PEQUENA GUERREIRA CHAMADA HELOÍSA

Há tempos atrás publiquei um vídeo com a explicação do que é a deficiência chamada "hidrocefalia". Mas hoje, no primeiro dia do ano de 2013, descobri que não fui a única a surpreender e desenganar o diagnóstico de um neurocirurgião.
No link abaixo vocês poderão assistir a uma linda história de vida, apresentada no programa "MAIS VOCÊ" da Ana Maria Braga. Essa é na verdade a minha história, mas com uma outra personagem. 

http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2013/01/conheca-a-historia-de-uma-menina-que-sobreviveu-a-uma-cirurgia-cerebral.html