quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O MEDO E A VERGONHA SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL

Já não é de hoje que venho reparando na reação das pessoas quando o assunto é INCLUSÃO SOCIAL. O que há de tão horrível, o que duas palavras podem fazer a uma pessoa?
É engraçado dizer, mas se fosse qualquer outro assunto como por exemplo futebol, novela, reality show tenho absoluta certeza de que não faltariam pessoas ao meu redor para discutir sobre o assunto.. Ninguém é obrigado a falar sobre o que não deseja, ou que lhe causa um certo desconforto, mas isso me incomoda bastante, saber que falar de inclusão social causa total desconforto nas pessoas. Qual o problema de se falar sobre algo que na teoria é lindo, é maravilhoso, causa uma ótima impressão para a sociedade, e na prática nada disso funciona como deveria?? Qual o problema de concordar ou discordar de atitudes, e lutar por uma causa que direta ou indiretamente pode estar relacionada a você??
Sinceramente, eu definiria esse medo com uma outra palavra: VERGONHA. Vergonha de bater de frente com o problema que é do outro, vergonha de dizer que você não apoia a discriminação e a falta de respeito das pessoas, vergonha de encarar a intolerância da sociedade, e por que não vergonha de si próprio por ter vontade de agir e não ter coragem de enfrentar o que a vida lhe apresenta.
Talvez seja exatamente por isso que nós, pessoas com deficiência, nos sentimos tão acuados, sem ter para onde e para quem correr, pelo simples fato de que o MEDO da inclusão e a VERGONHA de brigar pelo o que é certo, estão presentes de forma constante na vida de muitas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário