terça-feira, 19 de agosto de 2014

ABRAÇO PERFEITO - SERÁ QUE ELE EXISTE????

Antes de começar a dissertar sobre o tema acima, deixo como sugestão a todos os que tem acompanhado e trajetória do blog, que leiam o texto ao som dessa linda música. A letra é linda, é verdade, mas o texto foi escrito apenas ouvindo a bela melodia, onde por vários momentos para aqueles que assim como eu, viajam em seus pensamentos e imaginação, é possível interagir texto e melodia, e se imaginar sendo um doador ou um receptor de um longo abraço.

Dias atrás publiquei um texto sobre o ABRAÇO, um gesto puro e sincero que pode ser praticado por qualquer pessoa, a qualquer momento, e em qualquer lugar. Como o meu blog tem em sua grande maioria textos voltados para o tema da "Inclusão Social", começarei o texto descrevendo a importância de um verdadeiro abraço para nós, pessoas com deficiência.

Para nós, pessoas com deficiência, o abraço tem um significado ainda maior de proteção e segurança. A sociedade muitas vezes nos coloca frente a situações desconfortáveis, onde a única maneira que encontramos para nos tornarmos invisíveis e imunes a qualquer agressão física ou verbal, é através de um forte e caloroso abraço. Há quem possa ir além e dizer muito mais sobre os benefícios de um ABRAÇO VERDADEIRO, UM ABRAÇO PERFEITO.
Com isso, eu pergunto a vocês: O QUE SERIA UM ABRAÇO PERFEITO??? ELE REALMENTE EXISTE?? 

Se pararmos para pensar e refletir sobre essa questão por alguns minutos, talvez seja possível definir o que vem a ser um abraço perfeito para cada um de nós, amantes ou não de um gesto tão simples e bonito como este. E, a partir disso, tentar formular uma resposta baseada naquilo em que realmente seja verídico para cada um de nós, seres humanos.

Uma coisa é certa, o abraço não vem com um manual de instrução, pelo simples fato de que ele é produzido em um momento específico, e sua produção dependerá muito do que o outro me permite fazer com esse abraço, se ele pode ser de longa duração, se pode ser apertado, se tem que ser rápido, se pode conter afeto. E nessas horas, somente o olhar e o seu corpo é que vão te dizer como poderá ser esse abraço.

O ABRAÇO é uma grande fonte de transmissão e recepção de energia, e em função disso, é preciso se atentar no que o outro diz a você, assim como no que você diz ao outro nesse momento. Isso determinará quem será o doador e quem será o receptor desse gesto tão significativo. Em alguns casos, ambos poderão ser receptor e doador em tempos diferentes, onde mais uma vez o corpo e o outro serão o seu maior parâmetro.

O abraço perfeito é aquele onde ambos conseguem entrar em uma mesma sintonia. Nele, você não tem pressa de chegar ao seu fim, você silencia sua mente para poder escutar as batidas do coração e a respiração do outro, e se entrega sem ter medo na reação que isso causará em outras pessoas.

Felizes as pessoas, que assim como eu, tiveram e tem todos os dias a oportunidade de dar e de receber um verdadeiro ABRAÇO.

UM FORTE ABRAÇO DE URSO, A TODAS AQUELAS PESSOAS QUE OCUPARAM UM POUQUINHO DO SEU TEMPO, PARA LER ESSE LINDO TEXTO.

sábado, 16 de agosto de 2014

ABRAÇO - UM GESTO SIMPLES E CHEIO SIGNIFICADOS

Abraço,  um gesto de uma simplicidade gigantesca, mas ao mesmo tempo um gesto pouco praticado por nós seres humanos.. Mas quem é que não gosta de receber um abraço de uma pessoa querida, ou de dar um abraço naquela pessoa que não vemos já faz algum tempo?
Não sei se há ligação com a minha formação de psicóloga, que gosta e vive para trabalhar e lidar com o comportamento humano,  mas algumas vivências pessoais me fizeram aprender a sentir cada abraço que recebo, e prestar atenção em  cada abraço que transmito.
O abraço é um grande transmissor de energias, sejam elas positivas ou negativas, e é preciso saber dosar a distribuição de ambas. Quando se está muito sobrecarregado, é preciso tomar cuidado.
Eu gosto de abraço que me deixa sem fôlego,  abraço que me deixa embriagada, que me permite sentir a respiração do outro. Engana-se você leitor que acha que escrevo isso, por estar apaixonada ou vivendo uma linda história de amor. O abraço quando é bom não faz distinção de sexo, pode ser entre dois homens,  duas mulheres,  ou um homem e uma mulher.
O abraço me permite dar e receber amor a qualquer hora e em qualquer lugar, me faz voltar a ser criança nos momentos em que preciso de colo, e me faz ser adulta quando preciso e sinto a necessidade de ceder meu colo para o outro.
Sou uma pessoa que gosta de pessoas,  que se sente bem em conhecer cada ser humano em sua particularidade, e que aprendeu a encontrar em um simples abraço, um pedido de ajuda,  ou apenas uma demonstração de carinho sem custo nenhum.