terça-feira, 22 de abril de 2014

WORKSHOP DE INCLUSÃO E PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE

Para dar continuidade  ao texto publicado sobre a feira de inclusão da Reatech, venho falar de um Workshop de Inclusão Social e do Programa de Acessibilidade, ambos os projetos desenvolvidos pela empresa em que trabalho, Sebrae.
O workshop, dado por Guilherme um consultor que se especializou nessa área, foi um aprendizado e tanto. Tantas informações de uma importância gigantesca, uma troca muito rica de experiências e de informações que eu não tinha conhecimento. O grupo que assistiu ao workshop foi bastante participativo, onde todos puderam expor suas opiniões e debater sobre todo o conteúdo dado no workshop.
Na sequência tivemos a presença da Ana Paula Peguim, responsável por comandar o programa de acessibilidade do Sebrae, que nos apresentou uma parte desse belíssimo projeto que nasceu e está se desenvolvendo pouco a pouco na empresa.
Posso dizer que em poucas horas, pude me sentir completamente no meu "mundo", e visível para a empresa onde trabalho. Por mais que seja apenas o começo de um grande projeto de acessibilidade,  ao meu ver este será um projeto que dará grandes frutos, e que irá ganhar grandes proporções. É claro que muitas coisas estão em andamento, e precisam de um certo tempo para serem concretizadas. Mas não consigo esconder que estou entusiasmada para ver o crescimento desse lindo projeto, digno de uma empresa grande e importante como é o Sebrae.
Cada vez mais me permito acreditar que um sonho pode sim se tornar realidade, e mesmo que indiretamente, me sinto entregue de corpo e alma a esse projeto criado pelo Sebrae. Afinal o projeto de acessibilidade não é de uma única área, e sim de uma grande empresa chamada Sebrae.
Em 5 anos dentro do mercado de trabalho, essa é a primeira vez que consigo enxergar o funcionamento real de um projeto de inclusão e acessibilidade dentro de uma empresa, porque desta vez, mesmo não sendo parte direta da equipe que está a frente desse projeto, sei que tenho como participar de cada etapa, com minhas sugestões através de um grupo de emails que foi criado, para os funcionários com deficiência, e que leva o nome de SP- Sebrae Inclusão.
Posso dizer que após 6 anos de formada, mesmo não atuando na área em que gostaria, me sinto feliz por poder acompanhar de perto cada passo de um projeto que está voltado as pessoas com deficiência. E cada novidade que surja, me faz acreditar ainda mais que o caminho é longo, mas se acreditarmos que poderemos chegar longe e se destacar nessa caminhada, tudo será um SUCESSO.


REATECH - UM NOVO OLHAR PARA A FEIRA QUE ACOMPANHO A ANOS

Nesse texto quero descrever a grande emoção ao participar da Feira da Reatech. Para aqueles que não tem conhecimento do conteúdo da feira, essa é uma feira voltada para as pessoas com deficiência, onde é possível encontrar muitas opções de auxílio e melhorias no que diz respeito a acessibilidade.
Visito a feira desde a primeira vez que ela surgiu, e esse ano a visita teve um gostinho especial. Quem me conhece a um pouquinho de tempo sabe da minha vontade de trabalhar dentro dessa área de acessibilidade, e a minha paixão em ver empresas que estão sempre em busca de melhorias para atender aos seus funcionários com deficiência, bem como aos clientes com deficiência que ela atende.
O Sebrae, empresa onde trabalho atualmente, tem uma área responsável por toda essa questão de acessibilidade, e este ano montou um stand na feira Reatech para apresentar seus produtos e também seu programa de acessibilidade "SEBRAE MAIS ACESSÍVEL". 
Esse é um programa que tem chamado bastante a minha atenção, nem preciso dizer o porquê, não é mesmo? Adaptar os inúmeros escritórios do Sebrae para atender da melhor forma as pessoas com deficiência, disponibilizar curso de libras para os funcionários para que estes aprendam a se comunicar com os clientes. E uma série de outras ações que estão em andamento, para tornar a empresa acessível a todos os clientes e funcionários, sejam estes deficientes ou não.
Confesso que estou muito feliz em saber que a empresa onde trabalho está disposta a investir em projetos e melhorias para atender as pessoas com deficiência, e otimista com os grandes resultados que irão ocorrer com a implantação de cada projeto e melhoria.
Esse ano a Reatech foi muito mais especial, por ter visto um stand da empresa onde trabalho fazendo parte dessa feira, e demonstrando comprometimento em se adaptar as necessidades das pessoas com deficiência.


domingo, 13 de abril de 2014

MINHA RECEITA PARA TER UMA VIDA PROFISSIONAL DE SUCESSO - SABER LIDAR COM AS DIFICULDADES E DAR A VOLTA POR CIMA

Depois de um bom tempo sem escrever, aqui estou.. Porque assim como toda boa escritora, para que se tenha um bom texto é preciso ter inspiração.
Hoje estou aqui para falar um pouquinho da minha carreira profissional.. se é que 5 anos já poderão ser considerados uma carreira longa. Caros amigos e amigas, sendo uma carreira profissional longa ou não posso dizer que tenho boas histórias para contar.
Que a verdade seja dita: para alguém que deu inicio a carreira profissional aos 24 anos, até que tracei belos caminhos pelas três empresas que passei.. 
E posso dizer que em cada uma delas deixei a minha marca, minha contribuição, e fiz amizades e parcerias para vida inteira.
Sim, minha gente, parcerias.. acreditem vocês ou não, muitas vezes essas parcerias podem proporcionar grandes frutos.. E nessa última empresa, que estou atualmente e estou muito feliz, a parceria foi a chave para que eu pudesse conquistar meu espaço.
As dificuldades se fazem presentes a cada novo desafio, e cabe somente a nós saber enfrentá-las e vencê-las. Eu sou a prova viva de que quando se está disposto a ser flexível as mudanças, e disposto a reverter um quadro negativo, é certo de que você está amadurecendo e aprendendo a lidar com os desafios de um mercado cada dia mais competitivo.
É isso aí, galera... Desistir no primeiro obstáculo é para os fracos. Saber receber críticas, erguer a cabeça e dar a volta por cima é coisa de gente grande.. Nesses 5 anos no mercado de trabalho já tive muitas conquistas, e ainda tenho uma longa estrada pela frente.

"A GRANDEZA DO SER HUMANO NÃO SE ENXERGA POR UMA SIMPLES CONQUISTA, MAS SIM PELO FATO DE QUE ESTE APRENDEU NA VIDA QUE DEPOIS DE UMA GRANDE QUEDA, É PRECISO LEVANTAR DE CABEÇA ERGUIDA E SEGUIR EM FRENTE." (Roberta Pontes)