segunda-feira, 2 de maio de 2011

CERTO OU ERRADO?

Para dar início ao tema proposto para esse projeto, que visa descrever um pouco mais sobre a inclusão social das pessoas com deficiência dentro da sociedade atual, resolvi partir de um começo talvez desconhecido por muitas pessoas, mas que faz todo sentido para entender o objetivo maior do projeto que é a inserção das pessoas com deficiência em um meio social.
Vamos então ao que interessa, meu nome é Roberta, tenho 26 anos e sou formada em Psicologia pela Universidade São Marcos. Moro com meus pais e tenho uma irmã de 20 anos, e tenho na minha família um espelho a ser seguido. Estou escrevendo esse projeto por que...
Nesse momento vocês devem estar se perguntando: Será que ela se esqueceu de terminar a fala? Ou será que ela fez de propósito, para que ficássemos pensativos?
Na verdade, parei a frase, pois até hoje não sei que a maneira para se referir a pessoas como eu. Como ficaria melhor o término dessa frase?
Estou escrevendo esse projeto por que sou uma pessoa com necessidades especias.
Estou escrevendo esse projeto por que sou uma pessoa com deficiência.
Estou escrevendo esse projeto por que sou uma pessoa portadora de deficiência.
Estou escrevendo esse projeto por que sou uma pessoa portadora de necessidades especiais.
Baseada em minhas vivências e em algumas aulas que tive na faculdade sobre uma matéria especifica sobre este tema, vou descrever o que aprendi e entendo sobre cada um dos termos em negrito.
PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIAS: hoje em dia é um dos termos mais utilizados por toda a sociedade, e tido como o mais correto para descrever uma pessoa que tenha alguma limitação. Mas fica aqui uma grande pergunta, qual de nós não teve ou têm até hoje alguma necessidade especial?
PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA: É possível alguém portar uma deficiência? De acordo com o significado da palavra portador no dicionário, portador é alguém que porta alguma coisa em determinado momento. Como exemplo, posso citar uma pessoa que em um dia de chuva porta um guarda chuva e a qualquer momento pode deixá-lo em algum lugar. É possível fazer isso quando se tem uma limitação, escolher o dia em que se quer estar com ela ou não?
PESSOA COM DEFICIÊNCIA: Esse é um dos termos mais incorretos e odiados por grande parte da sociedade e pelas pessoas com limitações, pois é um termo considerado grosseiro e agressivo.
PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS: A meu ver essa terminologia é a mais incorreta, uma vez que ninguém porta uma deficiência, e todos temos alguma necessidade especial.
Após essas explicações, será que realmente existe uma forma correta para se referir as pessoas que são um pouco diferentes do que chamamos de padrão da normalidade? Ou será que ao invés de tentar descobrir qual é o certo ou errado, passamos a chamar a todos pelo próprio nome?
Todos nós temos limitações, todos nós temos necessidades especiais. Então para que ficar inventando meios de amenizar certos constrangimentos, ou tentar criar maneiras de se referir ao próximo sem antes perguntar como ele gostaria de ser chamado?
É muito lindo na teoria criar meios para tornar a inserção do outro que é DIFERENTE menos complicada, com leis e mais leis, e novas terminologias para esse DIFERENTE. Mas como funciona isso na prática? Será que pararam para pensar se essas pessoas querem ser tituladas dessa maneira?
A realidade é uma só, quem define qual a melhor maneira para descrever essas pessoas DIFERENTES, MAS NÃO DESIGUAIS são elas mesmas.  Somente nós podemos definir a maneira que gostaríamos de sermos chamados, pelo nome, pelo apelido, pessoa com deficiência, pessoa com necessidades especiais.
Nesse jogo de palavras não existe certo nem errado, o que vai definir o certo ou o errado é a forma, a maneira com que as palavras foram ditas. Devemos sempre prestar atenção em tudo o que falamos, pois uma única palavra pode ter diferentes interpretações podendo alegrar ou magoar uma pessoa.
E se ao chegar dessa leitura você ainda não souber qual a melhor forma de se referir a essa pessoa, não se preocupe faça o mais simples e mais bonito: CHAME-A PELO NOME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário